Dicas
Onde colocar revestimento na cozinha? 

Onde colocar revestimento na cozinha? 

A cozinha é o coração da casa. É onde a família se reúne para compartilhar refeições e momentos especiais juntos. É por isso que é tão importante que a cozinha seja um ambiente bonito, prático e funcional.

Se você está pensando em reformar ou construir sua cozinha, uma das coisas que deve estar passando na sua cabeça é: onde colocar revestimento na cozinha? Chão, bancadas, paredes?  E é aí que a Construmarques entra em cena.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a decidir onde colocar o revestimento na sua cozinha;

Piso 

O piso é uma das áreas mais importantes para se considerar o revestimento. Afinal, é onde você pisará com seus pés descalços enquanto cozinha. Por isso, é essencial escolher um material resistente e fácil de limpar. A Construmarques oferece várias opções, incluindo porcelanatos, cerâmicos, ladrilhos hidráulicos e pisos vinílicos.

O ideal é que o piso de uma cozinha respeite algumas particularidades próprias para o cômodo, como:

  • Não escorregar;
  • Ser fácil de limpar;
  • Ser resistente à água.

Uma dica de ouro é pensar que se o cômodo for pequeno, aposte em cores bem claras, pois elas dão mais amplitude ao ambiente. Mas lembre-se, pisos muito claros em uma cozinha vão deixar mais visíveis qualquer gotinha que possa cair na hora de preparar uma comida. Por isso, o fator fácil de limpar é mais importante nesse caso!

Parede

Além do piso, a parede também é uma área importante para aplicação de revestimento. A cozinha é um ambiente úmido e o revestimento de parede ajuda a proteger a área contra a umidade e as manchas. 

O importante a ser observado é a parede onde fica a pia – chamada por arquitetos e designers de interiores de “backsplash” –, que tem mais contato com a água, precisa ter um revestimento mais resistente. Assim como a parede onde fica o fogão, pois estará sujeita a elementos como fumaça e gordura. Você pode escolher desde cerâmicas e pastilhas de vidro ou porcelana para revestir sua parede.

Já nas outras paredes, o limite de material a ser usado é a sua criatividade. Veja algumas sugestões que preparamos;

  • Tijolinhos, para um tom mais rústico;
  • Revestimento com tinta ou adesivo de lousa, para você fazer desenhos com giz ou anotar receitas;
  • Adesivos que simulam azulejos, uma mudança rápida e sem obra que você pode fazer na cozinha.

Banca 

A bancada é uma área que você vai usar muito na cozinha, então escolher um material resistente é crucial. A Construmarques tem opções clássicas como pedras naturais como granito e mármore, mas também oferece porcelanatos e cerâmicas exclusivos.

Uma diferenciação no piso pode ser uma boa forma de delimitar e diferenciar os ambientes se for o seu desejo pois em muitos casos o mesmo material utilizado na cozinha é o que usam para fazer a integração com as cozinhas americano, porém se esse não for o seu caso use esse truque para separar a cozinha da sala – como mostra as imagens abaixo

Detalhes decorativos 

Os detalhes decorativos são importantes para adicionar um toque de personalidade à sua cozinha. Você pode escolher revestimentos coloridos e com padrões, ou até mesmo mosaicos para criar uma parede de destaque ou um backsplash que complementam sua decoração. Veja abaixo algumas inspirações

É importante ressaltar que não adianta você ter uma ideia linda para as paredes e outra para o piso se elas não conversam entre si e também com os móveis – como armários embutidos, por exemplo – e os eletrodomésticos. 

Uma dica infalível, neste caso, é procurar manter tudo dentro da mesma paleta de cores, trabalhando o conceito de tom sobre tom. Mas se você quer inovar segue dois conteúdos com algumas inspirações para você “As tendências de porcelanatos do ano de 2023” e “50 ideias de azulejo para cozinha que transformam qualquer ambiente”

E para finalizarmos, lembre-se, ao escolher os revestimentos para a sua cozinha, é importante considerar a beleza e a funcionalidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *