Dicas
Como evitar mofo/infiltração na parede externa e interna no outono/inverno

Como evitar mofo/infiltração na parede externa e interna no outono/inverno

Para que sua casa seja sustentável, ela precisa também ser saudável.Passamos em média 92% do nosso tempo em ambientes fechados, seja em casa, no trabalho, mercado etc…. Por isso, manter a qualidade do ar interior é fundamental para nossa saúde. 

O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias, e pode trazer problemas respiratórios e alergias. O ar muito úmido também aumenta a sensação de frio, quando as temperaturas estão baixas. Com isso achamos importante mostrar para vocês formas de como se prevenir e também de como eliminar o mofo em paredes, caso ele surja em sua residência ou empresa. Vamos lá?

Mofo na fase de construção?

Paredes ou lajes com mofo, infelizmente, são comuns em boa parte das residências. Formado por colônias de fungos, o mofo surge em ambientes úmidos e com pouca incidência de luz. Se a causa for umidade relacionada com infiltração, trata-se de uma patologia construtiva e pode até ser identificada como vício oculto da obra. O problema pode ser causado por má execução ou qualidade discutível do material que deveria impermeabilizar a parede.

Há casos em que o usuário permite que o mofo prolifere por falta de manutenção na residência. Um exemplo clássico é deixar de fazer a renovação da pintura, seja externa ou interna, dentro do prazo. Outro motivo para o desenvolvimento do mofo pode estar associado a erro de projeto quanto ao posicionamento da edificação para receber insolação adequada e ventilação cruzada. Neste caso, a presença de umidade acumulada resulta em condensação da água, o que propicia o surgimento de mofo.

Mas afinal,  porque surge o mofo/infiltração na parede externa e interna no outono/inverno?

O surgimento acontece devido a troca de estação. No outono os dias passam a serem mais frios e com baixo índice solar, por conta que o sol está mais longe da terra, devido à órbita elíptica do planeta ou seja: quando a Terra está mais próxima do Sol, o clima fica mais quente, e quando está mais longe, a temperatura cai. No Outono e inverno por conta do frio e das chuvas, as casas tendem a ficar ainda mais frias e úmidas. E com este é o melhor ambiente para que fungos e bactérias se proliferam. 

Quais problemas de saúde o mofo pode causar?

Como comentamos acima, no outono e inverno o surgimento de mofo é comum e por isso devemos ficar atentos. O mofo produz esporos que podem ficar livres pelo ar e são os agentes que acaba causando ou agravando problemas como alergias respiratórias, asma, rinite, sinusite, irritação na garganta, pneumonia, bronquite etc.Crianças, idosos e gestantes, por exemplo, costumam ser os grupos mais prejudicados pela presença do mofo e por esses prejuízos à saúde, o quanto antes resolvido o problema, melhor.

Com os dias mais frios, as pessoas costumam deixar os ambientes mais fechados e isso é um risco ainda maior, já que o mofo gosta de se instalar em ambientes quentes e úmidos.Atenção ao banheiro, com o vapor do banho quente,  este local torna-se bastante úmido, ambiente mais do que perfeito para surgimento de mofo. Você precisa deixar entrar sol e manter a limpeza sempre em dia dos ambientes, incluindo os armários. Antes de usar roupas e cobertores que estão guardados há muito tempo, tire-os e deixe-os expostos no varal, preferencialmente, se for possível, lave-os novamente.

Como limpar mofo na parede passo a passo : Material necessário

Antes de começar a limpar o mofo na parede, é necessário reunir alguns equipamentos de proteção e materiais de limpeza.Por ser um tipo de fungo que causa reação alérgica, podendo desencadear uma crise respiratória, é importante seguir alguns cuidados extras, usando máscara, óculos de proteção e luvas de borracha.Você também deve precisar de:

  • Balde;
  • Pano úmido;
  • Solução de água e água sanitária;
  • Esponja ou escova de cerdas;
  • Pulverizador (para borrifar a solução na superfície).

Solução para limpar mofo na parede

As principais soluções para remover o mofo são a água sanitária, o vinagre branco, álcool, água oxigenada e bicarbonato.

Esses materiais possuem em comum agentes antibacterianos e antifúngicos que ajudam a eliminar o mofo, além de componentes que ajudam a remover manchas. Veja abaixo algumas dicas de proporção de uso:

  • Vinagre, sal e bicarbonato de sódio: 1 litro de vinagre, 3 colheres de sopa de sal e 4 colheres de sopa de bicarbonato (adicionado aos poucos na mistura).
  • Água sanitária: proporção de 1l de água para 1l de água sanitária;
  • Água oxigenada: aplicado puro diretamente sobre o mofo;
  • Vinagre branco + álcool: 10 litros de água para 1 xícara de vinagre branco e 1 xícara de álcool.

Como aplicar?

  • Aplique a mistura na superfície mofada
  • Escolha uma opção de mistura e aplique sobre o mofo com uma esponja ou pulverizador. 
  • Esfregue bem, se for necessário. 
  • Após borrifar o produto por toda a mancha, deixe agir por, no mínimo, 1 hora.
  • Enxágue com um pano úmido e seque bem para finalizar
  • Enxágue a solução na parede com um pano úmido e seque bem para finalizar.

É possível pintar parede com mofo?

Se a parede estiver mofada, o acabamento da pintura não ficará bom. Por isso, antes de pintar a parede, é necessário resolver esse problema antes. Mas de forma resumida, esses são os principais passos para restaurar com a pintura uma parede mofada:

  • Lave a parede com água sanitária e deixe a solução agir por uma hora;
  • Após esse período, enxágue e aguarde a parede secar;
  • Se a parede mofada está com a pintura antiga descascada e deixando a parede desnivelada, o ideal é raspas essa tinta com espátula e lixar;
  • Com a parede lixada, realize novamente outra limpeza com um pano umedecido para tirar o pó. Espere secar;
  • Se a parede apresentar desníveis ou buracos, use massa acrílica para corrigir as imperfeições. Além de deixar a parede lisinha, esse produto ajuda a proteger a parede da umidade;

Para uma limpeza e solução mais duradoura. 

Você pode aplicar um selador, do tipo  acrílico, a construmarques possui uma gama de produtos das melhores marcas do qual pode auxiliar você nessa adequação, como por exemplo o Selador Acrílico da renomada Hydronorth ou o  Selador Acrílico Suvinil muito conhecido também. 

Nessas dicas de como realizar a pintura estamos considerando uma parede que não tem problemas de infiltrações ou vazamentos. Se for o caso na sua obra, é necessário consertar esse problema antes da pintura.

Em suma,cuidar da umidade e do mofo nas paredes é uma ação fundamental para manter a saúde e a durabilidade da sua edificação. Adotar medidas preventivas, como a impermeabilização e a limpeza regular, é a melhor forma de evitar problemas graves no futuro. Invista na proteção do seu lar e garanta um ambiente saudável e livre de mofo. É importante ressaltar que a consulta a um profissional especializado, como um engenheiro ou um especialista em construção, pode ser recomendada para identificar e resolver problemas de infiltração e umidade nas paredes de forma mais eficaz. Além disso, a aplicação de produtos químicos, como água sanitária, requer cuidado e pode ser necessário seguir as instruções específicas do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *