Dicas
Tendências de cores para o inverno: Áreas internas

Tendências de cores para o inverno: Áreas internas

Qual a importância das cores na decoração de ambientes internos durante o inverno? 

No inverno, a escolha das cores para a decoração de ambientes internos vai além da estética.

Neste post, exploremos as tendências de cores para áreas internas durante a estação mais fria do ano, focando em como elas podem criar ambientes acolhedores e confortáveis, além de refletir as tendências atuais.

As cores têm o poder de influenciar?

A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento publicou um artigo do qual o tema era  “A casa como instrumento para o bem estar do usuário”  e nele encontramos a seguinte explicação;

“No que diz respeito à cor, se observarmos ao nosso redor, ela está presente em tudo – fauna, flora e luz solar – e sua presença pode ser percebida por toda a história da humanidade. A cor influencia direta e indiretamente o nosso cotidiano, e quando utilizada de maneira adequada, torna-se uma ferramenta importante no equilíbrio de ambientes e seres, gerando bem-estar, preservando à saúde, facilitando a comunicação entre as pessoas.” 

E no que diz sobre bem-estar em casa, outro trecho que chama a atenção é; “‘Sentir-se em casa’ é um sentimento natural e genuíno ao retornar à casa, ou pelo menos deveria ser. Para tanto, elementos como cor, textura, luz e forma, quando adequadamente escolhidos, transmitem conforto e bem-estar, tão necessários à nossa recuperação e sobrevivência diária. 

Com isso concluímos que sim! As cores podem influenciar o ambiente em que estamos, seja desde a questão de humor e temperatura. 

Cores e as sensações que elas transmitem

Como assim sensações? A temperatura das cores. Isso mesmo! Amarelo, laranja e vermelho, por exemplo, são cores quentes e associadas ao fogo, por isso, transmitem a sensação de calor para o ambiente.

Além dessa sensação térmica, as cores quentes estimulam alegria, otimismo, bem-estar, apetite e excitação; por isso, é bom encontrar o equilíbrio na hora de inseri-las na decoração. Abaixo listamos como as cores se separam: 

Cores neutras:

Se você busca neste inverno um ambiente mais acolhedor, essas cores a seguir desempenham um papel fundamental na criação de espaços acolhedores no inverno. Aposte em tons suaves de bege, cinza claro e branco para uma sensação de conforto e tranquilidade.

Cores terrosas e naturais:

As cores terrosas, como marrom, verde-oliva e ferrugem, trazem uma conexão com a natureza, transmitindo a sensação de harmonia e equilíbrio nos ambientes internos. Explore maneiras de incorporar essas tonalidades em paredes, móveis e acessórios decorativos, criando um ambiente que remeta à serenidade da natureza.

Tons intensos e envolventes:

Cores mais escuras, como azul-marinho, verde-escuro e vinho, são capazes de proporcionar alegria e aconchego aos ambientes. Ao equilibrar essas tonalidades intensas com elementos claros, é possível criar um ambiente envolvente e sofisticado.

Cores vibrantes:

Uma forma de adicionar vivacidade e energia aos espaços é através de pontos de cor vibrantes. Utilize cores como amarelo, laranja ou vermelho em objetos decorativos, ou detalhes nas paredes para criar contraste e dinamismo no ambiente.

A Construmarques possui uma variedade de marcas de tintas em nosso site e lojas físicas, opções para você que quer transformar seu ambiente. Veja algumas inspirações que postamos em nosso instagram, sugerido por nossas arquitetas parceiras que são referências no assunto. 

Inspirações de cor e decor 

Quais são as paletas de cores outono-inverno 2022-2023?

O outono-inverno 2022-2023 está mais quentinho com as cores que são tendências.

O relatório FCR FASHION COLOR REPORT, publicação direcionada para a indústria da moda e realizada pelo Pantone Color Institute™, apresenta as dez cores de destaque que serão vistas durante os desfiles das novas coleções dos designers de moda para outono/inverno.

Essas tendências se espalham na decoração, na indústria de beleza e viram tendências cobiçadas nos projetos de arquitetos e designers de interiores.

“As cores para o outono/inverno 2022-2023 contrastam nossos desejos contraditórios em busca de calma e conforto com uma energia vitalizadora, através de cores com gamas repousantes e restauradoras, em total convivência com tons exuberantes”, disse Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute.

“À medida que avançamos num ambiente cheio de contradições, os tons para o Outono/Inverno 2022/2023 permitem uma mobilidade fluida e assim eles se movem com uma variedade de tons contrastantes, permitindo que se expressam espontaneamente como são e como se sentem num dia qualquer.”

Mas e como combinar as cores? Para misturar estampas, o ideal é escolher uma cor principal e sobrepor tonalidades claras e escuras, separando três ou quatro padronagens diferentes, mas com a mesma temática. No caso das texturas, a regra é mais ou menos a mesma: escolha uma textura para ser o centro das atenções e combine-a com outras mais neutras e lisas. O mesmo truque funciona para o mobiliário. Uma peça de destaque em cobre, por exemplo, deve ser acompanhada de outros móveis em material menos chamativos, como madeira MDF. O mais importante, no final das contas, é aliar essas tendências ao seu gosto pessoal e deixar o seu espaço aconchegante como você merece.

Dicas para trazer as cores do inverno para a decoração da sua casa

Dá para entrar no clima do inverno e deixar a sua casa quentinha demais!

Tapetes: nada de pisar no chão frio no inverno! Verdadeiros coringas, os tapetes são decorativos e podem ser usados em todos os ambientes da casa;

• Almofadas e mantas: tecidos peludinhos e quentes são ótimos para usar em sofás, poltronas e camas;

• Cores e estampas: cores e estampas também são importantes quando o assunto é aquecer os ambientes. Aposte nos quentes e terrosos;

• Natureza: elementos na cor verde e até mesmo as plantas humanizam o ambiente e trazem uma atmosfera mais aconchegante;

• Madeira: pisos e móveis no tom amadeirado ajudam a trazer conforto visual aos ambientes e a reter o calor;

• Cestas de vime: espalhe pelos cômodos mais usados, como quartos e sala, com mantinhas dentro. Assim, você tem uma solução rápida e sempre à mão para se aquecer.

Agora, é só começar a pensar em como aplicá-las na sua casa! Compartilhe a sua experiência de decoração aqui nos comentários e inspire outras pessoas a colocarem sua criatividade em prática! Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *